quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Como dirigir em Orlando



Vou dividir o post em tópicos para facilitar a leitura. Ao longo do texto você vai encontrar várias dicas; se você segui-las, dificilmente terá problemas para dirigir lá.

TRÂNSITO
Orlando possui grandes avenidas, largas, bem sinalizadas e com trânsito que flui bem.

A única coisa que deve ficar atento é que as vias normalmente são de maior velocidade, já que não são "travadas" de trânsito. Então só precisa ter atenção ao mudar de faixa ou ultrapassar.


PRINCIPAIS AVENIDAS

O mapa abaixo mostra toda a região de Orlando, porém na maioria das vezes você vai circular dentro do círculo azul, onde estão localizados todos os parques temáticos e aquáticos, os principais shoppings e outlets, aeroporto... Clique no mapa para ampliar.



clique na imagem para ampliar

Símbolo da I4


Você inevitavelmente passará pela I4, ou Interstate 4, que cruza a Flórida, de Tampa a Daytona Beach e passa por toda Orlando. É essa grande linha cinza cruzando a cidade inteira de baixo para cima no mapa.

Aliás, é importante você saber que quando viaja para Orlando, você visita várias cidades sem saber, como Kissimmee, Lake Buena Vista e outras, já que todas são praticamente "grudadas" e acabam se "misturando". Então você sai de uma cidade e entra em outra sem perceber.

Outra importante avenida de Orlando é a International Drive, ela "corre" paralela à I4 e concentra boa parte das atrações turísticas da cidade, bem como lojas e restaurantes. Você a identifica no mapa acima como a linha marrom ao lado da I4.


GPS

Já viajei diversas vezes para Orlando com mapa, numa era pré-GPS, onde você tinha que se adaptar com o hábito americano de saber se está seguindo para norte, sul, leste ou oeste... 

Isso mesmo, americano de localiza assim; já faz parte da cultura deles. Isso parece meio complicado no começo, mas depois você começa a entender e até achar um método bem bacana para se orientar.

Porém, com o advento do GPS você nem precisa mais aprender a fazer isso, pois basta colocar o endereço no GPS e ele te leva a qualquer lugar. Então nem o mapa é mais necessário.

Portanto, dica importante número 1: tenha um GPS. Leve, compre, alugue... não sei! Mas providencie um. Ele é fundamental, pois se você errar o caminho, ele mesmo corrige e te coloca no destino novamente.


DOCUMENTOS

Para dirigir na Flórida você só precisa da sua CNH brasileira. Não é preciso nenhum tipo de habilitação ou documento diferenciado. Há uma antiga e cansativa discussão sobre a necessidade ou não da Carteira de Habilitação Internacional, ou melhor dizendo, a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Muitos são os relatos de pessoas que dizem que foram paradas e precisaram da PID, mas o fato é que eu, das muitas vezes que fui lá na época de turista nunca precisei, e nenhum de meus clientes e amigos que já mandei para lá também precisaram. Mas se você é daqueles que gosta de tudo certinho nos seus mínimos detalhes e queira emitir a mesma, é só se dirigir ao Ciretran e solicitar a sua. O valor para emissão está em R$ 62,12 e para maiores informações, acesse o site do Dentran e deverá ser sempre apresentada juntamente com sua "normal".

Dica importante número 2: não esqueça de levar a habilitação. Na hora de separar um monte de documentos e vouchers, as pessoas acabam se esquecendo da habilitação -  então atenção.

Importante mencionar que você deve portar pelo menos uma cópia do passaporte com você. Esse assunto gera polêmica, pois algumas pessoas preferem circular na cidade com o passaporte original. Mas deixe eu lhe dar um conselho - guarde (e muito bem guardado, de preferência no cofre do hotel) se passaporte, pois no caso de roubo, perda ou incidente, você terá muita dor de cabeça para se regularizar, e até mesmo para sair do país. Então não deixe que isso destrua suas férias.

Outra informação importante é que algumas locadoras só alugam carros para maiores de 25 anos. Ou cobram taxas mais elevadas para menores dessa idade. Então dica importante número 3: se tiver menos de 25 anos verifique as condições antes de reservar.

Para retirar o carro na locadora você precisa de um cartão de crédito internacional para garantia. Caso você danifique o veículo, tome multa ou coisas do gênero, as despesas serão debitadas do seu cartão. Dica importante número 4: Tenha em mãos o seu cartão de crédito internacional no momento de retirar o carro.


UNIDADE DE MEDIDA DE DISTÂNCIA

A distância no Brasil é medida em quilômetros; nos Estados Unidos é milhas (ou miles, em inglês - pronuncia-se "maiols).

Uma milha equivale a 1,6 quilômetro.

A representação de "milhas por hora" é mph, ou seja, 40 mph, significa 40 milhas por hora, pouco mais de 60 km/h.


LIMITE DE VELOCIDADE
Placa de limite de velocidade

Limite de velocidade é algo sério nos Estados Unidos. Você pode ser facilmente multado por excesso de velocidade.

Nas áreas residenciais a velocidade não deve ultrapassar 30 mph. Nas vias próximas a escolas, não deve ultrapassar 15 mph

Nas vias rápidas e estradas o limite varia e você deve seguir as placas.

Dica importante número 5: respeite a velocidade.


BEBIDA X DIREÇÃO

Esse é outro assunto sério nos Estados Unidos: dirigir depois de consumir álcool é crime. As penas variam entre multa, suspensão da carteira e até prisão dependendo da quantidade de álcool no sangue. E não tem jeitinho, como no Brasil.

Dica importante número 6: na dúvida, ou não beba ou passe a chave para quem não bebeu. Você não vai querer sair de Orlando respondendo um processo. Atenção: só podem dirigir o veículo pessoas cadastradas na locadora para tal. Vou explicar isso num post futuro, mas não permita que alguém não cadastrado dirija o carro.


PEDESTRE

O pedestre é o ser mais respeitado no trânsito na maior parte dos Estados Unidos. Normalmente você para na calçada e os carros já param para você atravessar.

Então dica importante número 7: ao avistar um pedestre, pise no freio e o deixe atravessar.


CINTO DE SEGURANÇA

Todos os passeiros sentados na frente devem usar o cinto de segurança. 

No banco de trás, somente os menores de 18 são obrigados a usar cinto. 

Dica importante número 8: para evitar problema coloque cinto em todos, independente se sentados nos bancos da frente ou de trás, assim evita problemas de interpretação.


CRIANÇAS

As crianças abaixo de um ano devem ser transportadas em cadeiras tipo bebê-conforto. Entre 1 e 4 anos devem ser transportadas em cadeirinhas e acima de 4 anos já podem utilizar o assento de elevação, ou booster.

A partir de 6 anos não é mais necessária a utilização de assentos, porém o cinto de segurança é obrigatório.

Lembrando que as crianças sempre devem ser transportadas no banco de trás.

Dica importante número 9: já coloque a cadeirinha ou booster assim que pegar o seu carro. Não trafegue com crianças sem cadeirinha, caso seja obrigatória para a idade dela. Além do risco da multa, você está arriscando a segurança da própria criança.

Dica importante número 10: as locadoras possuem cadeirinhas para alugar. Custam em torno de US$11,00 por dia, mas possui um "teto" de US$65,00 em média para o período todo de locação. Portanto, mesmo que fique com o carro por muitos dias, o valor do aluguel da cadeirinha não ficará mais que US$65,00 (particularmente eu aluguei na Alamo e não precisei pagar nada - peguei na hora de retirar o carro e pronto!). 


PEDÁGIO

O pedágio nos Estados Unidos pode parecer complicado, mas você aprende rapidinho...

Ao longo da estrada você já vê placas como essa indicando que, por exemplo, a uma milha haverá um pedágio e ele custa US$1,00 e que possui sistema E Pass, equivalente ao nosso Sem Parar.



Em seguida normalmente tem outra placa indicando que quem tem o E Pass, fica à esquerda e quem vai pagar em dinheiro entra no recuo à direita. 

Prepaid Tools Only = Pedágios pré-pagos (E Pass = Sem Parar)
Pay Toll = Pedágio
Cash Lanes = Faixas para pagamento em dinheiro

Se o seu carro estiver equipado com um aparelho de cobrança eletrônica, como o abaixo, você deve deixá-lo na posição On, conforme foto, e passar direto pelas pistas da esquerda, que diferentemente do Brasil, não possuem catraca, nem nada; basta continuar reto e a cobrança será feita no seu cartão de crédito. Dica importante número 11: só siga pela pista da esquerda caso tenha o aparelho e ele esteja ligado; caso contrário será multado.



Se você não tem o aparelho ou optou por não usá-lo, você deve pagar o pedágio em dinheiro. Nesse caso mantenha a direita e observe as cabines. Existem dois tipos de cabines: Exact Coins, (ou moedas exatas), para quem possui o valor exato do pedágio em moedas ou Change and Receipts, para quem precisa de troco ou recibo.Observação: note que na foto abaixo duas cabines estavam fechadas; fique atento para se dirigir a uma cabine aberta. 



Se você se tiver o valor exato em moedas, siga para a cabine Exact Coins. A máquina mostrará o valor do pedágio, que no exemplo é US$1,00.



Jogue suas moedas. Você pode jogar todas de uma vez ou uma a uma. A máquina vai registrando e exibindo o valor ainda faltante.




Ao identificar que todo o valor foi inserido a máquina de dá um belo Thank you e você pode seguir viagem.



Dica importante número 12: insira o valor correto, pois se ficar faltando, você também será multado.

Se você não tem as moedas, você deve se dirigir a uma das cabines e pagar em dinheiro. Dica importante número 13: sempre tenha moedas e notas de US$20,00 ou menores, pois o troco para notas maiores é bem burocrático.




CÂMBIO AUTOMÁTICO

Nos Estados Unidos a grande maioria dos frota é de carros com câmbio automático. A menos que você já esteja acostumado a dirigir um carro automático, pode ser que você estranhe nos primeiros minutos, mas no fim vai perceber que é até bem mais fácil. Então uma dica importante (número 14): deixe seu pé esquerdo completamente parado. Como esses carros não possuem embreagem, temos uma tendência a "querer" mover o pé esquerdo. Então deixe-o bem quietinho lá descansando...

No câmbio automático você encontra algumas letrinhas e aqui vão os seus significados:


P = Parado ou estacionado. É a opção que você usa para "travar" o carro e desligá-lo.

R = Ré. O uso é óbvio.

= Neutro ou ponto morto. Usado caso queira tirar o pé do freio, mas manter o carro parado, sem travá-lo.

D = Dirigir. É a opção que você engata quando vai sair com o carro.

Se o seu carro tiver outras opções de letras, sugiro ignorá-las, pois não são fundamentais.

Em alguns carros as letras estão indicadas no próprio câmbio e em outras no painel, como esse da foto abaixo. Então fique de olho!



E como dirigir esses carros?

- Bem, mantenha o seu pé esquerdo quietinho... Eu sei que eu já falei, mas é para você se lembrar de não movê-lo. 

- Seu carro provavelmente estará a marcha P (parado). Ligue o carro.

- Pise no freio (com o pé direito), leve a marcha até a letra D (dirigir), solte o freio de mão e vai tirando o pé do freio as poucos...

Se você seguiu essas instruções o seu carro DEVE estar andando... Para frear, basta pisar no freio. E para andar novamente é só soltar o pé aos poucos outra vez. Simples assim!!!


Precisa dar ré:

- Com o carro ligado, pise no freio e leve o câmbio até a letra R (ré). Vá soltando o pé devagar do freio.

- Para dirigir novamente, só engatar a letra D de novo.


Vai desligar o carro:

- Simplesmente pise no freio, leve o câmbio até a letra P (parado), puxe o freio de mão e desligue o carro.


ESTACIONAMENTO

As vagas de estacionamento em Orlando são enormes... Quase sempre você consegue estacionar de primeira. E as temidas balizas raramente são necessárias. 

  
ABASTECIMENTO

A primeira informação é que a gasolina nos Estados Unidas é vendida por galão (gallon). Um galão corresponde a aproximadamente a 3,6 litros.

Outra coisa, o abastecimento nos Estados Unidos é self service, isso significa que não tem frentista, como no Brasil; lá normalmente é você que abastece. 

Pare o carro em frente a uma das bombas. Vá até a loja de conveniência e indique o número da bomba (pump, e não BOMB, pelamordeDeus !!!!) que está parado.

Você pode optar por encher o tanque ou colocar um valor determinado. E você pode pagar com cartão ou dinheiro e deve entregar um dos dois ao atendente da loja.

Já que o carro é alugado, é claro que você deve escolher a gasolina mais em conta, que é a Regular (ou 87).

Em algumas bombas existe somente uma mangueira para todos os tipos de gasolina, como a da foto abaixo. Se esse for o caso, pegue a mangueira e aperte o botão da gasolina escolhida.



Se for uma bomba de várias mangueiras, uma para cada tipo de gasolina, pegue a mangueira correspondente.

Insira a mangueira no bocal do tanque de combustível (depois de tê-lo aberto, é claro) e aperte a alavanca. Você pode ficar segurando a alavanca ou travá-la. Se travá-la, ela irá destravar automaticamente quando atingir o valor informado ou quando o tanque estiver cheio. 

Feche o tanque e pronto!

Se você entregou o valor exato ao atendente já pode ir embora. Caso tenha troco ou tenha que assinar recibo, volte à loja.

Dica importante número 15: atenção ao abastecer e não fume de jeito nenhum durante o processo. Cuidado ao manusear a mangueira para não se molhar com gasolina.


FAIXAS EXCLUSIVAS E CONVERSÕES

As avenidas em Orlando são bem largas, possuindo normalmente de 3 a 4 faixas. E às vezes existem faixas exclusivas para quem vai virar à direita, para quem vai virar à esquerda, para quem vai reto... Identifique a sinalização no chão par ficar na faixa adequada. Dica importante número 16: procure se posicionar na faixa correta, pois depois é complicado mudar de faixa de repente.
Obs.: Ao mudar de faixas, NUNCA o faça em cruzamentos, não se esqueça de dar seta, bem como de olhar por trás por cima de seu ombro (só pelo retrovisor não é o suficiente, pois há os temidos "pontos cegos" que podem nos surpreender)  




Importante mencionar que lá é permitido fazer conversões e até retornos à esquerda em diversos pontos. As faixas são sinalizadas e você saberá facilmente quando pode ou não pode...

Quando o retorno não é permitido, também estará sinalizado,como na foto abaixo.



Em função de tantas faixas e tantas possibilidades nos cruzamentos, os semáforos podem ter diferentes situações para cada faixa (semáforo de 3 tempos). Dica importante número 17: em hipótese alguma passe no farol vermelho. Além de poder causar um acidente, a multa é alta.


Não vire à direita no vermelho

Por falar em semáforo, lá normalmente é permitido fazer uma conversão à direita mesmo com o farol fechado, desde que não haja pedestre ou outros carros vindo no cruzamento. 


Basta dar seta, parar, olhar e virar à direita mesmo com farol vermelho para você.

A exceção ocorre quando você encontrar essa placa ao lado, ela significa "Não vire à direita no vermelho".

Se você se deparar com uma placa dessas, simplesmente espere o farol ficar verde para virar.



SINALIZAÇÕES DE TRÂNSITO

Uma boa parte das sinalizações são iguais às utilizadas no Brasil, então você não terá dificuldade em interpretá-las, mas algumas são diferentes e vou trazer aqui:


Não estacionar 

Essa diz "não estacionar em nenhum horário", mas outras podem determinar o horário que não é permitido.

Mas de qualquer forma viu o "No Parking", já fique esperto.





Sentido único

Dispensa explicações





 Não entre

Ou seja, não siga nessa direção, não continue, saia fora...


Pare

Uma placa de "pare" nos Estados Unidos é pare de verdade. Não é simplesmente reduzir velocidade; lá significa parar, contar até 4, olhar e aí sim continuar.


A foto abaixo, por exemplo, mostra 3 diferentes placas: uma de "One Way" à esquerda, uma de "pare" à frente e uma de pedestre quase atrás da árvore à direita. Dica importante número 18: obedeça as indicações das placas para não ser multado. 




FUI PARADO. O QUE FAZER?

Se você for solicitado pela polícia a encostar (não se preocupe - você saberá que é contigo, pois o "escândalo" é grande...), encontre um lugar seguro para parar (se você entrar em pânico e fizer besteira para parar o carro, o que poderia ser somente uma "advertência" por algo, com certeza se tornará uma multa) e espere o oficial chegar e lhe pedir algo - não se antecipe, não desligue o carro, não abra os vidros e NUNCA faça movimentos enquanto eles se aproximam, pois eles certamente pensarão que você está pegando alguma arma. Não pense que isso é exagero, pois pessoas que portam drogas preferem enfrentar a polícia e correr o risco do que ser pego e certamente ser mandado pra a prisão, pois lá sim podemos dizer que eles apodrecem na cadeia.

Bom, eles se aproximarão, darão as devidas instruções (desligar o carro, abaixar o vidro, etc.) e certamente pedirão os documentos (carteira de motorista e seguro do carro). Enquanto você pega os documentos, ele já dá uma "olhada geral" por dentro do seu carro, mesmo que você não perceba. Quando ele pegar os documentos e perceber que você é turista, provavelmente ele já libera, mas lembre-se que SEMPRE há um motivo para ser parado, e ele o avisará. Dependendo do que for, ele somente dá uma advertência (por exemplo usar as luzes de cidade -lanterna- à noite quando o uso de farol baixo é obrigatório), mas pode ser que também dê multa. Ah, não bloqueie sua visão traseira com sacolas e mais sacolas, pois também é passível de multa.

Dica importante número 19: no caso de ser parado, mantenha a calma, faça o que for pedido e não desça do carro, a menos que seja solicitado. Se tiver seguido todas as dicas acima, você provavelmente será liberado rapidamente como de costume.


Dica importante número 20: Alugue seu carro e desbrave Orlando dirigindo ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário